Pastoral Litúrgica

A Pastoral Litúrgica é responsável por organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações.

Ela tem por finalidade organizar todo o trabalho litúrgico da comunidade: missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas músicas, etc. Equipes de celebração são encarregadas de fazer acontecer a celebração. Trabalham sempre em sintonia com o pessoal da música e com o padre. Se a equipe litúrgica é fixa, ao menos por um período, as equipes de celebrações são variáveis; são constituídas para uma missa ou para alguma celebração. Sempre, contudo, tais equipes devem ser constituídas com antecedência. Não se admite que antes da missa.

Equipe do ministério da música, como o termo já diz, é a responsável pela música nas celebrações. Deve conhecer bem e ensaiar os cânticos periodicamente com a comunidade, estar atenta aos instrumentistas para perceber quem está capacitado a tocar algum instrumento na celebração, providenciar instrumentos e aparelhos de som que ajudem a celebrar bem.

Quem trabalha com liturgia precisa ter boa formação: Todos os que fazem parte da pastoral litúrgica devem encontrar um tempo para estudar, refletir e rezar. Estudar o que é liturgia, o que é útil fazer ou omitir, o que a Igreja entende com cada uma das celebrações, junta a isso a reflexão e a oração, o crescimento espiritual. Não basta ler bem ou cantar bonito; o membro da pastoral litúrgica precisa de espiritualidade para ajudar a comunidade a fazer experiência de Deus por meio da celebração.

Outro tipo de formação necessária diz respeito ao modo de comunicar-se durante a celebração. Por isso, cursos que ensinem técnicas para leitores, cantores, instrumentistas se fazem necessários periodicamente. Noções básicas de postura, tais como o modo de usar o microfone, de andar, de vestir-se, de animar uma comunidade celebrante, são imprescindíveis na formação litúrgica.

A formação litúrgica da comunidade também é necessária. Esta deve acontecer tanto na catequese como na celebração. A catequese pensa em promoção de dias ou tardes de formação para explicar o que significa liturgia, sacramentos, sacramentais e temas assim. Mas ocupa-se também com a catequese da comunidade. É o meio para levar crianças, jovens e adultos a aprender a celebrar liturgicamente.

Uma das principais tarefas da pastoral litúrgica é a preparação das celebrações. “A celebração é o espelho da comunidade”: quer dizer, uma comunidade organizada, funcional e acolhedora é refletida nas liturgias. A equipe Litúrgica é o coração e a ponta de lança é ela quem assume a dianteira na promoção de tudo aquilo que diz respeito à liturgia na comunidade e, até mesmo, nas mais diferentes atividades pastorais da comunidade.

Deixe seu comentário