Pastoral do Dízimo

Dízimo é o gesto de gratidão a Deus do que somos e temos. Foi a forma que Abraão encontrou para agradecer, devolvendo a Deus a parte dos bens conquistados, não porque Deus precisasse, mas por gratidão ao Senhor a quem tudo pertence. Depois deste primeiro gesto de Abraão encontramos várias citações na Bíblia que apontam para a importância ao dízimo.

A Pastoral do Dízimo atua em várias dimensões sendo elas: religiosa que compreende todo material utilizado por ocasião das diversas celebrações; ajuda a manter as pastorais em pleno funcionamento, bem como a casa paroquial com o respectivo pároco e outros vigários paroquiais; dimensão social: o dízimo se destina também para ajudar os mais necessitados (e não são poucos!). A gama de pastorais de cunho especificamente social são mantidas basicamente pelo dízimo; dimensão missionária: é preciso investir na formação de nossos leigos e leigas e na capacitação das lideranças de pastoral. Para tanto, a paróquia há de prover recursos suficientes para promover cursos, encontros, palestras, participação em eventos culturais, entre outros.

Sabemos que para Deus o mais importante não é o dízimo, mas sim o dizimista. Por isso, meus irmãos minhas irmãs, façam essa experiência de contribuir com sua comunidade através do dízimo e Deus certamente lhes cobrirá com suas bênçãos muito além do que precisam (cf. Mal. 3,8-10).

Dízimo não é nova lei, esmola, taxa ou comércio; é uma oferta espontânea, livre e familiar. É preciso ter isso claro. Segundo o espírito bíblico e cristão é consequência de um ato de fé livre e comprometido com a minha comunidade. Pois, a minha vida, o que sou e tenho é um dom de Deus. E uma forma de expressar essa gratidão a Deus, como Abraão, é oferecendo o dízimo.

O dízimo é um ato de louvor e adoração a Deus; é um compromisso do cristão que ama Deus e sua comunidade; é um ato de fé, sinal de agradecimento pelos dons e bens recebidos de Deus. Torna-se participativo, diante do próprio aspecto comunitário que o envolve; é comunidade: “um por todos, todos um”. Gera conscientização e crescimento comunitário: acaba com as taxas cobradas pelos serviços religiosos; aprimora o sentido de partilha e amizade entre os cristãos e a Igreja. Leva-nos sentir responsáveis pela organização e manutenção da comunidade ou da Paróquia, e pelas obras de Deus nesta terra.

“A plena conversão do cristão ao dízimo, esta na mesma medida e proporção de sua conversão em Cristo”

Deixe seu comentário