História da Paróquia

A área onde se localiza a Comunidade Parque Timbiras crescia cada vez mais, desde nos inícios dos trabalhos pastorais nenhum ano de 1977, assim como crescia como comunidades localizadas em seu entorno, pertencentes às Paróquias Nossa Senhora de Fátima e do Bairro de Fátima e Paróquia Nossa Senhora da Glória localizada no Bairro da Alemanha.

Sendo assim no ano de 1998 Dom Xavier, o então bispo metropolitano da Arquidiocese de São Luís, juntamente com os outros membros da comunidade, vendo uma extensão das comunidades e o crescimento rápido da população foi criada a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, tendo como administrador o Pe. Edson Pimenta no dia 30 de maio do mesmo ano .

A Paróquia englobava novas comunidades formadas em sua proximidade: São Lázaro, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Aparecida e Espírito Santo, que até então compunham um Paróquia de Fátima, e já existentes comunidades de São Sebastião e Bom Jesus da Lapa, desmembradas da Paróquia Nossa Senhora da Glória.

Depois da saída do Pe. Edson, a Paróquia ficou aos cuidados do Pe. Josemar, que permaneceu por 8 meses. Com as necessidades de fortalecimento dos trabalhos pastorais na Paróquia conduziram à eleição, de Pe. Félix como Primeiro Pároco da Paróquia do Espírito Santo.

Dia 20 de julho de 2002 deu-se Início aos trabalhos de uma nova comunidade pertencente à Paróquia Espírito Santo do Alto Timbira, uma comunidade São Pedro, graças Ao empenho da senhora Bertulina juntamente com José Abreu, Maria Lúcia e Rosa de Baiano.

Já em outubro de 2003 Pe. Cristino Silvio Barros Pessoa, assumiu como Administrador Paroquial Até então colaborador da Diocese de Grajaú, Junto ao Seminário João XXIII Pará, nas cercanias da Paróquia, com a colaboração de Pe. Haroldo. Os mesmos assumem com convicção o trabalho das Santas Missões Populares.

Primeiro foi o padre fazer um presente de forma marcante em meios como a todas comunidades. Sua chegada aconteceu em pleno desenvolvimento da Pré – Missão das Santas Missões Populares. Mesmo em meio às dúvidas da realização, de ele assumiu de corpo e alma este compromisso que a Paróquia Já havia iniciado. A partir de então a Missão, tornou seu eixo de ação pastoral, aumentando seus esforços na realização de efetiva uma na ação evangelizadora e pastoral missionária em todas as comunidades, Tornando-a uma Paróquia de comunidades ativas e em missão.

Em 2004, o reconhecimento da bem-aventurança de Gianna Beretta Molla, Mae e mulher italiana, reconhecida pelo gesto de amor aos doentes e à família, cujo irmão, Frei Alberto Beretta, dedicara-se aos cuidados pastorais e de saúde dos mais necessitados em terras maranhenses , impulsiona a fé e a oração na Paróquia do Alto Timbira e, através das reuniões familiares na Vila dos Nobres, brota com o fervor da animação missionária uma devotada à Santa.

Em 2006, a construção da Capela do Sagrado Coração de Jesus institui oficialmente a permanência desta comunidade na composição do corpo da Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, que até então a Comunidade tinha Como padroeira Santa Rosa de Lima.

Já não ano de 2008 o Pe. Ivanildo Barros toma posse da Paróquia, num período de instabilidade e insegurança pastoral, o mesmo ficou oito anos, onde pôde reorganizar e estabilizar a vida pastoral da Paróquia e das comunidades assumindo um difícil tarefa de promover a evangelização.

E no dia 03 de maio de 2015 tomou posse da Paróquia o Pe. Hamilton Sobreira, dado continuidade aos trabalhos fazer do padre anterior. Atualmente a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira é formada pelas seguintes Comunidades: Matriz – Alto Timbira, Perpétuo Socorro – Parque dos Nobres, São Pedro (Criada nenhum ano de 2002) – Parque de Nice Lobão e Gianna Beretta Molla (Criada no ano de 2004 ) – Vila dos Nobres, Nossa Senhora Aparecida (Primavera), Comunidade São Lázaro (Flor do Cintra), Bom Jesus (Bom Jesus), e São Sebastião (Sítio do Pica – Pau Amarelo). Estas estão dividas em três Setores pastorais.

Deixe seu comentário