Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é a ação pastoral da Igreja de forma organizada em favor da família, para promover a vivência e os valores do matrimônio. O objetivo desta Pastoral é a evangelização da família. Disse o Papa João Paulo II: “a família é o coração da nova evangelização”.

Toda evangelização passa primeiro pela família. É ali, que se anuncia o Evangelho do Amor: no dia a dia, na maneira de falar, de tratar com as pessoas. A família é então “uma boa notícia”, uma grande notícia que põe tudo e todos em movimento. “O futuro da humanidade passa pela família”, diz João Paulo II.

“O matrimônio não é fruto do acaso, ou produto de forças naturais inconscientes: é uma instituição sapiente do Criador, para realizar na humanidade o seu designo de amor. Mediante a doação pessoal recíproca, que lhes é própria e exclusiva, os esposos tendem para comunhão dos seus seres, em vista de um aperfeiçoamento mútuo pessoal, para colaborarem com Deus na geração e educação de novas vidas” (Humanae Vitae 8).

Essas palavras de Paulo VI apresentam não somente uma definição do matrimônio, mas um caminho que orienta para o desenvolvimento e finalidade da família cristã. No entanto, nas últimas décadas, marcadas por diversos acontecimentos na esfera social, procedentes dos avanços da tecnologia, das condições econômicas, do surgimento de novos valore. Estes acontecimentos, com reflexos imediatos nas famílias já constituídas, não deixam de levar também aqueles que se preparam para o casamento uma nova visão, muitas vezes, com horizontes mal definidos.

Desta forma, procurou a Igreja, na sua condição de Mãe e orientadora, criar os instrumentos necessários para que se “renove” a família no contexto atual, sem se afastar do seu ideal enquanto instituição “sapiente do Criador”, sempre considerada o berço natural para a “geração e educação de novas vidas”.

Conscientes desta responsabilidade, que cabe a nós cristãos seguir neste caminho, é que a Pastoral da Família nasceu, e se desenvolve, no intuito de poder colaborar na formação daqueles que, corajosamente, abraçam o compromisso do matrimônio. Não sendo o matrimônio um “fruto do acaso”, é necessário que se prepare para esta jornada.

A importância deste trabalho, que convida a todos que fazem parte da família dos filhos de Deus, encontra sua justificativa nas palavras de João Paulo II: “O futuro da humanidade passa pela família”.

A Pastoral Familiar busca evangelizar a família; oferecendo instrumentos necessários para a formação e promoção da família; orientando para a vivência familiar; levando a “Boa Nova” do Sacramento do Matrimônio, a todos os integrantes de uma família; transformando a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã e prevenção da Estrutura Familiar.

Deixe seu comentário