Pastoral da Comunicação

“Evangelizar é Comunicar” (Puebla, 1063). Em atenção à realidade e em sintonia com os documentos da Igreja, da CNBB e a Arquidiocese de São Luís, que colocam a comunicação como um destaque na Ação Evangelizadora da Igreja, é que a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira assumiu dia 12 de abril de 2015 esse compromisso Pastoral colocando também a comunicação como destaque, devido à necessidade urgente de se trabalhar a comunicação interna e externa da Paróquia.

A Pascom divulga os trabalhos relacionada as comunidades e a paróquia, divulgando-os, com o objetivo de levar ao conhecimento público o que a Igreja católica vem realizando em prol da Evangelização. Para isto, ela deve ser o elo entre todos os eventos de todas as pastorais que há nas comunidades.  É papel da Pascom lançar estratégias de melhorias na comunicação interna e externa da Paróquia, isto é, a comunicação entre a comunidade e o pároco e vice-versa, fortalecendo o relacionamento, ampliando a participação dos membros da Igreja e interagindo nas atividades da Igreja. A Pastoral da Comunicação fica responsável em divulgar a Paróquia dentro e fora dela, facilitando chegar mais perto do público de interesse, utilizando uma linguagem adequada, facilitando o anúncio e a interpretação da Palavra de Deus.  Portanto, o objetivo da PASCOM é a ligação da Igreja com a comunidade local, fazendo uso dos meios de comunicação, bem como implantar ou aprimorar os meios já utilizados.

A Pascom possui por objetivo na Paróquia do Espírito Santo a promoção de uma comunicação transparente, respeitosa e atraente, ao católico e aquele que se encontra afastado da Igreja; desenvolvendo espaço/meio de acolhida na paróquia, onde os membros da Igreja se sintam à vontade para trazer suas dúvidas, opiniões, e sugestões; divulgando o Evangelho, as festas e os eventos relacionados a paróquia; implementando formas criativas para a participação da população cristã; colaborando com a comunicação da liturgia, valorizar os símbolos utilizados pela Igreja; apoiando as demais pastorais e promover a comunicação entre elas, entre elas e a comunidade; envolver-se com as causas que sejam de interesse da Igreja local e mundial.

Tendo como metas permanentes a manutenção das funcionalidades dos meios de comunicação da Paróquia já existentes e desenvolver novos, tais como (Blog/Site, murais, FanPage, Jornal, etc.); Estabelecer comunicação permanente entre as Comunidades, Pastorais, e Paróquia; Oferecer formações e capacitações para todos os agentes de comunicação, priorizando os quatros eixos da Pascom, que são eles: formação, articulação, espiritualidade e produção. Permanecer a realizações de pesquisas dentro das comunidades para os desenvolvimentos de novas propostas de comunicação.

Deixe seu comentário