Ministros da Eucaristia

O Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística – MECE é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Os ministros extraordinários da comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias tendo como finalidade trazer mais eficácia e dignidade à distribuição da Eucaristia.

Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade respectiva e devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.

O que faz um Ministro da Eucaristia? Distribuição da comunhão na missa e celebração da Palavra; Administração do viático (para doentes em estado grave de saúde); exéquias (celebração pelos falecidos nos funerais); exposição do Santíssimo Sacramento para a adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo); celebração da palavra e distribuição da comunhão quando não houver a possibilidade de uma Celebração Eucarística (Santa Missa); zelar pelo bom andamento da liturgia, bem como, da conservação dos objetos litúrgicos.

Qual a missão do Ministro da Eucaristia? Participação constante nas celebrações de toda comunidade; vida Eucarística na Igreja e na vida social; união com Cristo pela palavra, leitura e reflexão da palavra de Deus.

O ministro deve se preocupar em sempre usar trajes dignos de sua missão, de fazer uma breve adoração ao chegar ao altar, fazer genuflexão ao abrir e fechar o sacrário. Os ministros da Eucarística devem colocar seu ministério acima de tudo, isto implica disponibilidade e presteza. Deve saber que ao transportar a Eucaristia para as pessoas enfermas deve lembrar que neste momento ele se transforma em um sacrário vivo. Por isso deverá fazê-lo respeitosamente e durante o trajeto procurar fazer orações e estar sempre em adoração.

O padroeiro dos ministros da Comunhão Eucarística é São Tarcísio. Sua figura e história tão comovente desperta em nós o devoto acolhimento do augusto mistério do Cristo presente entre nós na Eucaristia.

Deixe seu comentário