Comunidade Bom Jesus da Lapa

A Comunidade Bom Jesus da Lapa foi fundada em 1983, sendo resultado de lutas dos moradores pela regularização da área onde hoje é chamado de Bairro Bom Jesus. A primeira missa foi celebrada ao lado da Barraca de Pau, realizada pelo Frei da Igreja dos Remédios.

O primeiro grupo da Comunidade do Bom Jesus foi o Grupo de Mães, fundado por Maria José Marques, Maria dos Santos, Maria das Dores, Maria José Marinho e Maria Izabel, o que mais tarde se tornaria o Grupo Mulheres Unidas Com Cristo – MUC. Estas depois convidaram jovens para formar um grupo de jovens, criando o Grupo Jovens Unidos da Comunidade Bom Jesus – JUCBJ, formado por Ângela Marques, Antônio José, Wilma Marques, entre outros, a partir de 2015 o mesmo grupo passou a ser chamado de UFC – Jovens Unidos pela Força de Cristo.

Desde então a comunidade cresceu e foi dando origem a novas pastorais como catequese e liturgia, e a Pastoral Familiar que organizou e deu inicio a Campanha “Vamos Construir”, com o objetivo de construir a capela da comunidade.

Atividades da Comunidade

  • 1990 – Campanha Vamos Construir;
  • 1991- Chegada dos freis capuchinhos;
  • 1995 – Envio do Jorge Henrique para o Seminário;
  • 1997 – O 9º Encontro Intereclesial de Base;
  • 1998 – Mudança da Paróquia da Glória para a Paróquia do Espírito Santo do Alto Timbira, construção da Igreja e salas do centro comunitário. Realização do senso paroquial, visitas, estudos bíblicos, cultos e missas, gincanas e mutirões e sacramentos para jovens e adultos.
  • 1999 – Envios dos missionários para Domingos Mourão no estado do Piauí, foram estes os missionários: Benedita, Antônio José, Wiliam, João e Cesar Cutrim.
  • 2007 – Jubileu de Prata – 25 anos da Comunidade Bom Jesus.
  • 2010 foi feita uma avaliação para refletir sobre o padroeiro da comunidade, até então sendo Bom Jesus da Lapa, representado pelo menino Jesus, festejado no mês de dezembro. A partir desta reflexão decidiu-se mudar a representatividade do padroeiro para Jesus em Sua Glória na Cruz, com a aprovação do Pe. Ivanildo Barros e com a ajuda do seminarista Ayrton, passando a festejar o padroeiro no mês de agosto.
  • 2013, a Comunidade do Bom Jesus da Lapa comemorou os seus 30 anos de caminhada na evangelização.

Deixe seu comentário