Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo, pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.

A missão da Pastoral da Juventude traz como eixo inspirador o texto de Lucas 4, 18-22, convencida de que tem como missão anunciar e testemunhar o Reino de Deus, movida pela proposta libertador de Jesus Cristo e animada pelo Espírito Santo, buscando concretizar a “Civilização do Amor”. E tem por objetivo despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formação a partir da fé para formar líderes capacitados a atuarem na própria PJ, em outros ministérios da igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação.

No ano de 1998, existiam alguns grupos de jovens dentro da Paróquia do Espírito Santo da Alto Timbira. No mesmo ano, o então Pároco Edson Pimenta fez um pedido ao jovem Paulo de Jesus, da comunidade de Bom Jesus. Ele queria a realização de um trabalho que pudesse articular os Grupos de Jovens que já existiam e incentivar a criação de outros.

Então, de cada grupo de jovens das comunidades foram convidados dois representantes para a participação para a participação em um encontro espiritual. O encontro foi realizado no ano seguinte, quando já havia surgido outro grupo chamado de JUC – Juventude Unida em Cristo. Na época, a paróquia estava com seis grupos. Após o encontro foi criada uma nova Coordenação Paroquial, mais com a saída de Padre Edson Pimenta os trabalhos entraram em crise.

Os jovens entre eles João Poayte, lutaram com muita garra para a PJ não terminar. Em 2000, os trabalhos foram realizados com o apoio do novo Pároco Félix e da Irmã Laudete. Eles ajudaram a realização de gincanas, encontros e outras atividades. Em 2001 aconteceu o primeiro Dia da Juventude do Espirito Santo – DJES. No ano seguinte, aconteceu a primeira Assembleia Paroquial da Pastoral da Juventude do Espírito Santo, foi criada a Coordenação Paroquial da Juventude do Espírito Santo – CPJES, com a finalidade de anunciar Cristo e promover a evangelização.

Hoje a Pastoral da Juventude da Paróquia conta com sete Grupos de Jovens; são eles, JVC – Jovens Vivos em Cristo (Comunidade Matriz), JUCBJ – Unidos pela Força de Cristo – UFC – o antigo JUCBJ (Comunidade do Bom Jesus), JMC – Jovens Missionários de Cristo (Comunidade Gianna Beretta / Vila dos Nobres) JUPF – Jovens Unidos Pela Fé (Comunidade Aparecida / Primavera), EJAC – Encontro de Jovens Amigos em Cristo (Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Parque dos Nobres), JUAC – Jovens Unidos Amigos em Cristo (Comunidade de São Sebastião / Sítio do Pica- Pau).

A coordenação Paroquial da Juventude de acordo com o seu Estatuto elege ou reelege seus representantes a cada dos anos. A nova coordenação foi eleita de forma indireta com a posse no dia 24 de Fevereiro em Missa Solene realizada na Igreja Matriz. Esta nova Coordenação vem lutando para dar continuação dos trabalhos da Pastoral da Juventude na Paróquia do Espirito Santo.

Durante o período de novembro de 2012 a 31 de dezembro 2014 a CPJES foi composta pelas seguintes pessoas, Josivaldo (Secretario), Edivania (Tesoureira), Jean (CPP), Meire (Representantes de Liturgia), Edivania, Josivaldo, Jhenys e Claudileude (Forânia), juntamente com todas as representações dos grupos que compõe a Paroquia do Espírito Santo do Alto Timbira.

E com a Equipe de Acompanhamento dos Grupos criados a partir de Novembro de 2014 com o objetivo de acompanhar a vivência dos grupos de bases e quando necessário colaborar com as tomadas de decisões juntamente com a Coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude, esta equipe é constituída pelas seguintes pessoas: Edivania, Ednilson, Josivaldo, Jean, Claudileude, Paulo.

Deixe seu comentário